Muitas novas carreiras na área de finanças estão se estabelecendo no Brasil nos últimos anos, e uma delas é a do Planejador Financeiro
Terminamos 2020 com 66% dos consumidores endividados (Peic / CNC) e esse número deve aumentar como consequência da pandemia. Menos de 4% dos brasileiros poupam para a terceira idade (Banco Mundial). Isso é só uma pequena amostra do tamanho da demanda que existe no Brasil por profissionais capacitados para atuar como Planejadores Financeiros.
Se você veio até aqui, é porque já percebeu o tamanho da demanda que existe por pessoas iguais a você: pessoas que querem adquirir e monetizar o próprio conhecimento financeiro.
Paralelamente a isso, há uma crescente retirada de recursos da poupança, o que significa que mais pessoas estão compreendendo os benefícios dos diversos tipos de investimento que rendem acima da inflação. Assim, se constrói um amplo campo de atuação para o Planejador Financeiro.
Quer entender o que ele faz e como se tornar um? Siga acompanhando a leitura.
O planejador financeiro
Confundindo com o Educador Financeiro, ou com o Assessor de Investimentos o Planejador Financeiro é um profissional multiespecialista, responsável por orientar seus clientes a organizarem ou reestruturarem suas vidas financeiras, de acordo com seus objetivos e necessidades, aliando Planejamento, Investimentos e Objetivos.
Ele pode ajudar pessoas que se encontram em desequilíbrio com suas finanças, pessoas que não sabem como investir seu patrimônio ou, até mesmo, elaborar um plano para que o padrão de vida do cliente se mantenha o mesmo após a aposentadoria.
Os serviços que ele pode oferecer
Cada cliente terá uma necessidade específica, portanto, não existe uma cartilha rígida que determine as funções do planejador financeiro. Alguns serviços são mais comuns e podem servir de ponto de partida para o relacionamento com um cliente novo. Acompanhe:
Controle financeiro
O planejador vai auxiliar o cliente a compreender as receitas e despesas, estabelecer um orçamento realista e organizar estratégias para solucionar dívidas. Após essa primeira etapa, fará o acompanhamento da implantação do plano, executando ajustes quando necessário.
Controle de investimentos
Com um patrimônio mais encorpado, o cliente pode contar com o auxílio do planejador financeiro para definir quais as melhoras formas de investimento, tendo em vista o seu perfil, suas expectativas e desejos.
É responsabilidade do planejador acompanhar de perto os rendimentos, sugerindo correções de rota quando estes estiverem abaixo do esperado, muitas vezes atuando em parceria com um gerenciador de riscos.
Gestão de patrimônio
O planejador financeiro pode, também, gerenciar o patrimônio de seu cliente, adquirindo ou desfazendo-se de ativos conforme suas necessidades, sempre visando a ampliação destes.
A formação do planejador financeiro
Para se tornar um planejador financeiro, antes você deve se questionar a respeito das suas aptidões no que se refere a lidar com pessoas.
Capacidade de empatia, paciência e didática são características essenciais, pois você pode trabalhar, muitas vezes, com pessoas que entendem pouco de finanças e terá que compreendê-las e ensiná-las. E não! Você não precisa ter curso superior ou formação específica na área. Mas eu já vou te explicar.
Algumas universidades oferecem cursos de graduação em Gestão Financeira e existem diversos programas de pós-graduação na área.
Embora oferecer serviços baseados em uma formação acadêmica específica ao assunto possa ser uma vantagem, isso apenas contribui para garantir a qualidade do seu conhecimento de forma empírica, ou para atrelar maior credibilidade ao seu nome, porém não existe nada que te impeça de exercer a atividade de Planejador Financeiro imediatamente e ir conquistando credenciais ao longo do seu processo, ainda mais se você já possui afinidade com o assunto. E essa é a proposta da Smart Finance.
O mercado de trabalho
O Planejador Financeiro pode buscar emprego em instituições financeiras, que são bastante procuradas por oferecerem uma maior sensação de segurança aos clientes, mas, pode também com trabalhar para si próprio e contar com o apoio e ajuda da Smart Finance para isso, conquistando seus próprios clientes, sem ter que dividir seus ganhos com qualquer instituição.
Além disso, o planejador financeiro pode encontrar mercado em áreas tangentes, escrevendo livros ou colunas de jornal e dando cursos (mesmo para o público em geral) e a Smart Finance. tambem te ajuda com isso.
Ficou interessado em ser um planejador financeiro? Entre em contato com a Smart Finance.! Oferecemos especialistas certificados e uma preparação completa, com ferramentas e laboratórios de aprendizagem para que você nunca esteja sozinho nesta jornada.